Na semana que se comemora o Dia Mundial da Água, Serginho lança Campanha de Conscientização

Em comemoração ao Dia Mundial da Água na data de hoje (22), o vereador e presidente da Câmara Municipal de Campina Grande do Sul Serginho, lança uma Campanha Independente de Conscientização Sobre a Água através das mídias digitais.


A proposta é usar as redes sociais para alertar as pessoas sobre a necessidade de economia e reutilização adequada da água usada em casa, no trabalho, ou até mesmo a quantidade que vem da chuva que pode servir para regar plantas, encher piscina, lavar calçadas, lavar carros entre outros.


Basicamente serão posts durante a semana na página oficial do vereador Serginho em horários estratégicos de maior fluxo nas redes para atingir o maior número de internautas afim de levantar a discussão e ações de economia.


"Não somente pela economia no sentido financeiro, mas também pela questão global de meio ambiente sustentável e consciente com relação ao uso da água" disse Serginho.

SOBRE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA


O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março. Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.


Para isso, todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida. A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural e como utilizado com cuidado é uma das principais metas do Dia da Água.


A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU. Mesmo o planeta Terra sendo constituído aproximadamente 70% de água, apenas 0,7% de toda a água do mundo é potável, ou seja, adequada para o consumo humano.


Origem do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU, através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta entre as principais normas:


  1. A água faz parte do patrimônio do planeta;

  2. A água é a seiva do nosso planeta;

  3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

  4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

  5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

  6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

  7. A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;

  8. A utilização da água implica respeito à lei;

  9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

  10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Atividades para o Dia Mundial da Água

Alunos, pais e professores podem aproveitar o Dia da Água para promover diversas atividades que auxiliem a conscientizar a população em geral sobre a importância da preservação da água, por exemplo:

  • Fazer uma peça de teatro sobre como seria a vida sem água;

  • Fazer desenhos sobre como as pessoas deveriam preservar melhor a água;

  • Fazer um vídeo mostrando alguns cuidados básicos que toda pessoa pode ter para ajudar a preservar a água;

  • Fazer um debate sobre as consequências da falta de água potável no mundo.



Posts Recentes

© 2016 por Assessoria de Imprensa