Câmara Campina inicia a 2ª edição do projeto Câmara na Escola


A Câmara Campina iniciou no última quarta-feira (5), a 2ª edição do projeto Câmara na Escola, mais uma vez com os alunos do 4º ano da rede municipal de ensino. Lançado em 2014 pela atual mesa diretiva, o projeto objetiva a formação de cidadãos mais conscientes e interessados na política, além de oferecer aos estudantes uma oportunidade única de conhecer na prática o funcionamento do Legislativo Municipal.


No projeto os alunos e professores são recebidos na Câmara Municipal para conhecerem de perto toda a estrutura administrativa da Casa de Leis. Em seguida, já no Plenário, todos participaram de palestras coordenadas pelos professor Tiago Trevisan e pela Maria Cristina da Silva que explicaram aos presentes todo o funcionamento do Poder Legislativo Municipal e como ele trabalha com o Poder Executivo (Prefeitura) e Judiciário, abrindo espaço para debates e pesquisas relacionadas ao tema.


Na ocasião, os estudantes conversam com os vereadores e fazem perguntas a respeito do trabalho realizado pelos parlamentares no município. Acompanhando o teor da palestra, cada aluno participante recebe gratuitamente uma cartilha interativa contendo explicações referentes aos procedimentos e a divisão das obrigações entre os três os poderes.


Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Sergio Cavagni, o projeto serve como diferencial para a atual legislatura. "O projeto aproxima os estudantes do Legislativo e desperta neles o interesse pela política, tornando-os cidadãos mais conscientes. Esta iniciativa é importante por despertar a conscientização dos estudantes sobre seus direitos como cidadãos”, destacou.


Bons resultados


Em 2014, a 1ª edição do Projeto Câmara na Escola fechou com um balanço positivo na educação municipal. O programa encabeçado pela Câmara Municipal envolveu a participação de mais de 1.400 estudantes, destes 650 da rede municipal de ensino, 800 da rede estadual de ensino, além de aproximadamente 30 graduandos da Faculdade de Campina Grande do Sul (FACSUL).


Aplicado entre os meses de agosto a dezembro, o projeto fechou a 1ª etapa com um Concurso Cultural de Redações com a finalidade de incentivar os alunos a colocarem em prática o conhecimento adquirido durante o projeto. A primeira edição contou com a participação de 650 alunos do 4º ano do ensino fundamental do município. Destes, 30 foram selecionados como finalistas. Os três melhores trabalhos foram avaliados e premiados de acordo com as regras do concurso.

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