
Os vereadores de Campina Grande do Sul mais uma vez tiveram um papel importante no avanço da educação municipal. No dia (07) de julho (segunda-feira), os parlamentares aprovaram em sessão extraordinária, o projeto que tramitou na casa de leis com o numero 22/2014 de autoria do executivo, que aumenta significativamente o numero de vagas de professores com carga horária de 20 horas semanais no município, de 333 para 450 vagas. O objetivo é atender a demanda dos três novos Centros Municipais de Educação Infantil que serão construídos e inaugurados em breve pela administração.
De acordo com projeto, a ampliação de vagas atende à lei, que prevê a educação infantil como primeira etapa da educação básica com finalidade do desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade. A principio número sugerido pela LDO ( Lei de Diretrizes Orçamentárias) era de 17 novas vagas, porém após estudo mais detalhado foram inclusas 100 novas vagas, totalizando o número de 117 vagas.
O projeto municipal acompanha outro grande passo dado pelo governo federal, que aprovou o repasse de 10 % do PIB (Produto Interno Bruto) para o PNE (Programa Nacional de Educação). Nos próximos 10 anos os setor deverá receber um investimento de R$200 Bilhões, equivalente a 20 Bilhões a mais por ano, dois terços de tudo que foi gasto em sete anos para realizar a Copa do Mundo, por exemplo.
Para o presidente da casa de leis de Campina, Sergio Cavagni, essa é mais uma demonstração de empenho e harmonia entre executivo e legislativo. “Nós vereadores estamos sempre dispostos e certamente apoiando tudo que venha melhorar a educação no município, a Câmara como um todo sempre se mostra pronta em atender os anseios dos educadores e da comunidade”, disse.